Seda

       Fibra de origem animal, retirada do casulo que a larva de um inseto (bombix mori - chamada aqui de bicho-da-seda) constrói em volta de si mesma até virar mariposa. É um fio longo, resistente e naturalmente brilhoso.

Foto: Shutterstock

História

       O bicho-da-seda faz parte da historia do ser humano há mais de 3.000 mil anos. Sobre a sua descoberta, conta a lenda que uma chinesa, retornando a sombra de uma grande amoreira, onde tinha tomado chá no dia anterior, encontrou em sua xícara um casulo. Pegando-o em sua mão percebeu que podia desenrola-lo como um novelo, produzindo um fio longo, brilhoso e muito resistente. Mostrando a seu pai, este convocou seus tecelões e relatou o feito, ordenando que produzissem fios e tecidos. Essa ordem iniciou o uso de um tecido, que durante séculos, foi usado pelos nobres, tamanha era sua beleza. A sua produção era mantida em mais alto segredo, onde a pena de morte era o resultado para quem o revelasse. O Ocidente só conheceu no ano de 552, em Roma, quando foi trazido pelos monges escondidos dentro de seus cajados.

Foto: Torcetex

Processo do Fio.

       As larvas se alimentam quase que exclusivamente de folhas de amoreira. Cerca de 10 dias após os casulos terem sido terminados, eles são retirados, colocados em uma estufa e, após, fervidos para que se retire a cola natural que os mantém unidos.   Em seguida, são agitados para que as pontas se soltem e o fio possa ser desenrolado.

As fibras possuem grande elasticidade e após serem esticadas, voltam ao tamanho original. 

Foto: Torcetex

Processo Torcetex

       O fio da palha de seda é produzido a partir do substrato do casulo do bicho da seda, fiado e transformado em fibra longa. Depois o produto é tingido em processo de fervura com as folhas da amoreira e as fezes do bicho da seda. Esse processo permite que tenhamos uma fibra de alta qualidade sem nós ou emendas oferecendo um produto totalmente meticuloso.

Nossos teares são adaptados para este tipo de fibra, podendo criar diversos tipos de tramas, com toque macio, aspecto rústico e com múltiplas aplicações.

_____


Você pode conferir o maravilhoso resultado de todo esse processo em nossas palhas de seda. Clicando aqui.